Colapinto bate em teste e expõe crise da Alpine na F1
Argentino saiu ileso, mas acidente reflete queda técnica e administrativa
Durante o segundo dia de testes de pneus Pirelli para a temporada 2026 da Fórmula 1, os carros de Alpine (ex-Renault e Lotus) e Ferrari circulavam normalmente quando o Alpine A525 de Franco Colapinto perdeu a traseira na saída da curva 11 — trecho normalmente feito a 166 km/h. Sem controle, o argentino bateu a cerca de 130 km/h contra as barreiras de contenção flexíveis. O impacto quebrou a asa dianteira e as duas suspensões do lado esquerdo do carro.
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Quando a nuvem de brita baixou, a boa notícia: Colapinto estava ileso. Ele havia completado 25 voltas, com melhor tempo de 1min20s270. Ao jornal La Nación, a Alpine minimizou o incidente: "Ele bateu. Essas coisas acontecem. Franco está bem, e isso é o mais importante. Não precisa ser algo maior. À tarde, ele pilotou o carro de 2023 (A523) e tudo correu perfeitamente."
O acidente é mais um reflexo da temporada difícil da Alpine, última colocada no Mundial de Construtores, sem atualizações significativas desde Ímola e com problemas recorrentes de confiabilidade e estratégia. A equipe, comandada por Flavio Briatore, decidiu concentrar recursos no carro de 2026, deixando 2025 em segundo plano. Enquanto isso, pilotos e mecânicos lidam com um desempenho cada vez mais distante do passado campeão da escuderia.
Revelado no kart e com passagens por categorias como F4 Espanhola, Euroformula Open e Fórmula 3, Colapinto estreou na Fórmula 1 em agosto de 2024, substituindo Logan Sargeant na Williams. Pontuou já em seu segundo GP, no Azerbaijão, com um 8º lugar. Em 2025, começou como piloto de testes da Alpine e assumiu a vaga de titular em maio, substituindo Jack Doohan, mas ainda não somou pontos no campeonato.
Com informações do site O Globo.