Tudo de Esportes

Brasileiras brilham no Mundial do Rio

Geovanna e Bárbara encantam e sonham com vaga na final

21/08/2025 17:03
Geovanna Santos na apresentação com maças no Mundial de ginástica rítmica | © André Durão

O Mundial de ginástica rítmica tem shows dentro e fora da quadra da Arena Carioca 1, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro. Enquanto as atletas mostram suas séries, com acrobacias difíceis e até " Garota de Ipanema ", a torcida vibra a cada movimento. O apoio se torna ainda maior quando as brasileiras estão em ação. Nesta quinta-feira (21), Geovanna Santos e Bárbara Domingos voltaram para o segundo e último dia das classificatórias individuais. Elas se apresentaram nas maças e na fita, empolgando quem estava nas arquibancadas. Assim, ficaram mais próximas de vagas na final do individual geral.

Siga nosso Threads e receba notícias rápidas e exclusivas.

– Estou muito feliz pelo dia de hoje. Foram dois aparelhos mais complicados. Digo que são as séries que definem os campeonatos. Só gratidão por tudo o que eu fiz dentro de quadra. Entreguei o melhor possível dentro das minhas condições – celebrou Geovanna, também conhecida como Jojo.

Para carimbar a classificação, porém, ainda precisam esperar outras atletas entrarem em quadra, e a última apresentação desta quinta terminará por volta de 22h30 (de Brasília). As notas dos quatro aparelhos serão consideradas – além de maças e fita, as ginastas competiram com arco e bola na quarta-feira (20) –, mas a menor acabará descartada. Jojo e Babi têm somatórios de 83.500 (descartando a avaliação da bola) e 82.800 (sem a nota das maças), respectivamente. Avançarão as 18 melhores.

As brasileiras também almejavam vagas nas finais dos aparelhos, ainda que fossem um objetivo menos palpável. Só oito ginastas avançam a cada uma dessas decisões, e Jojo já não tem mais chances de classificação. Em sexto na fita, Babi ainda sonha.

Formato da competição individual

A competição individual é disputada por quatro grupos (A, B, C e D) - um com 24 e os outros três com 25 ginastas. As classificatórias estão distribuídas em dois dias de provas com duas rotações cada, contemplando todos os aparelhos. Na quarta-feira, as atletas se apresentaram com arco e bola. Na quinta, as séries têm fita e maças. Oito ginastas avançam às finais por aparelhos, e 18 seguem para a decisão do individual geral, com um limite de duas por país.

Ao fim desta quinta, o segundo dia de competição, serão conhecidas as finalistas de todas as cinco categorias individuais - geral, arco, bola, maças e fita. O individual geral distribuirá medalhas na sexta-feira (21). As finais por aparelhos acontecerão no domingo (24), quinto e último dia do Mundial.

Confira a programação desta quinta-feira

9h-12h – Individual – Classificatórias maças e fita – Grupo B - BRASIL

12h45-15h45 – Individual – Classificatórias maças e fita – Grupo A

16h10-19h10 – Individual – Classificatórias maças e fita – Grupo D

19h35-22h35 – Individual – Classificatórias maças e fita – Grupo C

Fonte: GE