GP da Itália 2025: o “Templo da Velocidade” recebe mais uma decisão
Com Piastri em vantagem, Norris precisando reagir e Verstappen tentando se manter vivo na disputa.
É impossível falar de Fórmula 1 sem falar de Itália. Não apenas pela Ferrari, equipe mais tradicional da categoria, mas também pelo histórico e charmoso Grande Prêmio realizado no país europeu. Ao lado do GP da Inglaterra, a etapa italiana é a única presente em todas as 75 temporadas da maior categoria do automobilismo mundial.
Siga nosso Threads e receba notícias rápidas e exclusivas.
O Autódromo Nacional de Monza sedia o GP da Itália desde 1950, sendo palco de 74 edições da prova. A única exceção foi em 1980, quando a corrida foi disputada em Ímola, com vitória do brasileiro Nelson Piquet. Não por acaso, Monza ganhou o apelido de “Templo da Velocidade”, pelas longas retas e curvas de alta intensidade, sempre embaladas pela presença apaixonada dos tifosi.
A pista já foi cenário de momentos inesquecíveis, como o título de Jody Scheckter pela Ferrari em 1979 e a surpreendente vitória de Sebastian Vettel sob chuva em 2008, correndo pela então modesta STR. Entre os recordistas, Lewis Hamilton e Michael Schumacher dividem o topo com cinco triunfos cada, seguidos por Nelson Piquet, com quatro. Entre os brasileiros, também já brilharam Rubens Barrichello (três vitórias), Ayrton Senna (duas) e Emerson Fittipaldi (uma).
O GP da Itália chega após um caótico Grande Prêmio da Holanda. Beneficiado pelo abandono de Lando Norris, Oscar Piastri venceu e ampliou sua vantagem na liderança do Mundial. O australiano soma 309 pontos contra 275 de Norris. Max Verstappen aparece em terceiro, com 205, seguido por George Russell (184) e Charles Leclerc (151).
No Mundial de Construtores, a McLaren dispara com 584 pontos, contra 260 da Ferrari, 248 da Mercedes, 214 da Red Bull e 80 da Williams.
Categorias de base em destaque
O fim de semana em Monza também terá Fórmula 2 e Fórmula 3. Na F2, Leonardo Fornaroli lidera com 154 pontos, seguido de perto por Richard Verschoor (135) e Jak Crawford (134), restando apenas quatro etapas para o fim da temporada.
Na Fórmula 3, a decisão já está selada: o brasileiro Rafa Câmara, da Academia Ferrari, sagrou-se campeão com 156 pontos, contra 108 de Mari Boya e 106 de Nikola Tsolov.
Programação do GP da Itália
- Treinos Livres: sexta (8h30 e 12h) e sábado (7h30)
- Classificação: sábado, às 11h
- Corrida: domingo, às 10h
- Transmissão: Band, Bandsports e F1TV Pro .
Fonte: Teresina em Foco- Paddock com Alexia Dias