Tudo de Esportes

Renato Augusto anuncia aposentadoria do futebol aos 36 anos

Ídolo do Corinthians e com passagem marcante pela Seleção Brasileira, meia encerra a carreira

18/09/2025 17:27
Fluminense foi o último clube defendido por Renato Augusto | © Lucas Merçon/ Fluminense

Renato Augusto, um dos grandes nomes do futebol brasileiro na última década, anunciou oficialmente nesta quarta-feira (18) sua aposentadoria dos gramados. Aos 36 anos, o meia decidiu encerrar a carreira após o fim de seu contrato com o Fluminense e uma série de lesões que limitaram sua sequência em campo.

Siga nosso Threads e receba notícias rápidas e exclusivas.

— “Chegou a hora. O corpo já vinha dando sinais, e eu sempre fui muito honesto comigo mesmo. Fiz tudo o que podia pelo futebol, mas agora é o momento de cuidar da minha família, estar mais presente como pai e marido. Estou em paz com essa decisão”, declarou o jogador.

Mesmo com a aposentadoria, Renato não descarta continuar ligado ao esporte em um novo papel. Propostas para atuar como dirigente ou iniciar uma carreira como treinador já surgiram, mas, por ora, o foco está em descansar e curtir a vida fora dos gramados.

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
Renato Augusto ergue a taça de campeão brasileiro pelo alvinegro paulista em 2015

Uma carreira marcada por títulos e liderança

Revelado pelo Flamengo, Renato Augusto iniciou a carreira profissional em 2005 e rapidamente chamou atenção pela qualidade técnica e visão de jogo. Após títulos importantes como a Copa do Brasil (2006) e dois Cariocas, transferiu-se para o Bayer Leverkusen, na Alemanha, onde amadureceu seu estilo de jogo.

Em 2013, retornou ao Brasil para defender o Corinthians, clube onde viveu seu auge e conquistou o Campeonato Brasileiro de 2015. Foi eleito o craque da competição naquele ano. Sua regularidade o levou à Seleção Brasileira, com destaque na campanha das Eliminatórias e na Copa do Mundo de 2018.

Renato também teve uma longa passagem pelo futebol chinês, defendendo o Beijing Guoan entre 2016 e 2021, antes de voltar ao Corinthians e, posteriormente, ao Fluminense, onde encerrou sua trajetória profissional com o título da Recopa Sul-Americana.