Calouro da Mercedes revela apoio de Hamilton no GP da Bélgica
Novo piloto fala sobre confiança e incentivo recebido do heptacampeão no circuito belga

Mesmo com um pódio inédito ao chegar em terceiro lugar no GP do Canadá, Andrea Kimi Antonelli tem amargado uma série de resultados ruins nas últimas sete corridas da F1 em 2025. Classificado em 18º e 16º colocado no GP da Bélgica deste domingo, ele recebeu antes da prova a visita de Lewis Hamilton no motorhome do time, e deu detalhes da conversa com o veterano.
- Ele veio cumprimentar a equipe e, claro, trocamos algumas palavras. Ele me disse para manter a cabeça erguida e que é normal ter fins de semana ruins. E para continuar confiando. Foi muito legal - revelou o jovem italiano, de apenas 18 anos.
Vale ressaltar que Antonelli foi promovido da Fórmula 2, com seus 18 anos recém-completados em agosto passado, para a vaga que Hamilton deixou na Mercedes ao migrar para a Ferrari; ambos os acordos foram firmados no decorrer de 2024. O inglês, por sinal, negou inicialmente ter ido ao motorhome de sua antiga equipe para falar com o jovem, mas declarou apoio público a ele: - Não consigo imaginar como é ter 18 anos e fazer o que ele está fazendo. Ele tem se saído muito bem. Mas ser jogado na fogueira assim aos 18 anos... ele nem tinha carteira de motorista quando começou a correr, é muita responsabilidade para alguém carregar. Ele está fazendo um ótimo trabalho e tem um ótimo grupo de pessoas ao seu redor. Então, acho que é preciso levar tudo na calma. E ele tem o Bono (Peter Bonnington, ex-engenheiro do heptacampeão) ao seu lado. Ele não poderia ter alguém melhor.
O calouro chegou a desfrutar de uma estreia com pé direito na F1: no GP da Austrália, foi quarto colocado, pontuando nas corridas que seguiram. Porém, a quebra na Emilia-Romagna iniciou uma sucessão de problemas para ele.
O adolescente bateu na classificação do GP de Mônaco e ainda atingiu Gabriel Bortoleto na largada no domingo; protagonizou outros incidentes na Áustria e Inglaterra, e também abandonou na Espanha com outra falha mecânica.
A série de resultados negativos foi interrompida com o terceiro lugar no GP do Canadá; com seu primeiro pódio da carreira, Kimi se tornou o italiano mais jovem a conquistar um na F1, e o terceiro geral. Mas, a sina continuou e, neste fim de semana no Circuito de Spa-Francorchamps, ele se classificou apenas em 18º depois de sair da pista na sessão de sábado.
O italiano foi flagrado com lágrimas nos olhos depois da classificação, mas garantiu a jornalistas presentes no local que estava bem. Posteriormente, a Mercedes decidiria que ele largaria do pit lane para ajustar seu carro visando a chuva prevista na corrida de domingo. Entretanto, a largada foi postergada em 1h20 e o mau tempo cedeu; Antonelli chegou apenas em 16º lugar.
- Acho que preciso melhorar nas classificações e trabalhar para recuperar a minha confiança com o carro, para poder largar mais à frente. Porque nas corridas em que larguei mais à frente, foi uma história completamente diferente - avaliou.
Classificação atualizada do campeonato da F1
Apesar da má fase, Antonelli ainda é o calouro mais bem-colocado nesta metade da temporada da F1. Ele ocupa a sétima colocação do campeonato de pilotos com 63 pontos, atrás do próprio Hamilton na tabela e à frente de pilotos mais experientes como Alexander Albon (Williams), Nico Hulkenberg (Sauber) e Esteban Ocon (Haas).
Fonte: GE