SP Open confirma Bia Haddad e destaque de Roland Garros
Torneio terá algoz de brasileira e pupila de Nadal entre as atrações

A menos de um mês para o início do SP Open, a WTA (Associação de tênis feminino) divulgou a lista de tenistas incritas do novo torneio de tênis de São Paulo, marcado para os dias 6 a 14 de setembro no Parque Villa-Lobos, zona oeste da capital paulista.
Curta nosso Facebook e não perca nenhuma novidade.
A informação foi antecipada pelo jornalista Alexandre Cossenza, no blog Saque e Voleio, do UOL.
A competição de nível 250 que entrou no calendário nesta temporada terá Beatriz Haddad Maia, número 21 do mundo, como principal cabeça de chave. Além da brasileira, Hailey Baptiste, dos Estados Unidos, e Alexandre Ealas, das Filipinas, estão entre os principais destaques das inscritas.
Bia já venceu quatro títulos da WTA na carreira e vai realizar um sonho de disputar um torneio da elite do circuito mundial em sua cidade natal. Desde 2000, São Paulo não recebe uma competição da WTA e a última vez que uma competição dessa categoria foi realizada no país foi em 2016 em Florianópolis.
Favorita, Bia Haddad terá como principal adversária em termos de ranking a norte-americana Baptiste, cabeça de chave número 2. As duas já se enfrentaram em maio, na primeira rodada de Roland Garros, e a norte-americana levou a melhor no Grand Slam disputado no saibro. Entretanto, no SP Open, essa revanche só poderá acontecer em uma eventual decisão.
Além das duas, Eala aparece como nome de maior destaque na chave principal de simples. A filipina chegou até a semifinal do Miami Open, em março, e virou uma das sensações do circuito por conseguir resultados inéditos para o seu país e ser uma pupila de Rafael Nadal.
A lista divulgada nesta terça-feira ainda contou uma boa notícia para o tênis brasileiro. Laura Pigossi, número 2 do país em simples, entrou direto na chave principal com o seu ranking e dessa forma, abre espaço para outra tenista da casa receber um convite.
Medalhista olímpica, Pigossi já era tratada pela organização como nome certo do torneio e estava presente no pôster de divulgação. No entanto, como sua classificação era acima de 200, não se sabia se ela conseguira entrar direto na chave e, por isso, um dos quatro convites estava "reservado" para ela.
Assim, o SP Open deve ter 6 brasileiras na chave de simples. Nas duplas, nomes como Luisa Stefani e Ingrid Martins também devem ser confirmados. Além das quatro tenistas brasileira já citadas, Carol Meligeni e as juvenis Nauhany Silva e Victoria Barros apareceram no evento de divulgação do torneio e devem receber convites para a chave principal ou para o quali.
Esses wild cards são muito importantes para tenistas dos países que sediam as competições e que não possuem ranking para entrarem direto nas chaves dos torneios da WTA. Esse motivo, inclusive, foi citado pelo presidente da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), em exclusiva à ESPN, ao falar do desejo de aumentar o número de torneios no Brasil.
Além do SP Open, a ESPN apurou que o país também vai sediar um novo WTA 125 no Rio de Janeiro em outubro deste ano.
O anúncio da chave também encerra uma expectativa de qual grande nome internacional a promotora do SP Open, que também faz o Rio Open, buscava para o torneio inédito. A finalista de Grand Slam e ex-número 3 do mundo Ons Jabeur chegou a ser confirmada pela organização, no entanto, a tunisiana interrompeu a carreira após Wimbledon para cuidar da saúda mental.
A chave principal de simples do WTA 250 de São Paulo conta com 23 tenistas classificadas diretamente através do ranking, quatro convidadas (wild cards), quatro tenistas provenientes do qualifying e uma vaga reservada para um special exempt. O SP Open terá uma premiação total de 275 mil dólares (aproximadamente 1,49 milhão de reais) e dará a campeã 250 pontos no ranking mundial.
LISTA DE JOGADORAS DO SP OPEN (WTA 250 DE SÃO PAULO)
1. Beatriz Haddad Maia (BRA)
2. Hailey Baptiste (USA)
3. Alexandra Eala (PHI)
4. Renata Zarazua (MEX)
5. Solana Sierra (ARG)
6. Francesca Jones (GBR)
7. Ajla Tomljanovic (AUS)
8. Leolia Jeanjean (FRA)
9. Panna Udvardy (HUN)
10. Whitney Osuigwe (USA)
11. Janice Tjen (INA)
12. Jodie Burrage (GBR)
13. Louisa Chirico (USA)
14. Arianne Hartono (NED)
15. Julia Riera (ARG)
16. Linda Klimovicova (POL)
17. Ana Sofia Sanchez (MEX)
18. Tiantsoa Rakotomanga Rajaonah (FRA)
19. Berfu Cengiz (TUR)
20. Laura Pigossi (BRA)
21. Elizabeth Mandlik (USA)
22. Arina Rodionova (AUS)
23. Vitalia Diatchenko
24. Wild Card
25. Wild Card
26. Wild Card
27. Wild Card
28. Qualifier
29. Qualifier
30. Qualifier
31. Qualifier
32. Special exempt
Fonte: ESPN