Conheça os jogadores mais jovens a vencer a Bola de Ouro
Lista reúne craques que marcaram época ao conquistar o prêmio cedo

Estrela do Barcelona e titular absoluto, Lamine Yamal estava entre os finalistas do Prêmio Bola de Ouro 2025, mas acabou "batendo na trave", ficando com a segunda colocação. O atacante espanhol figurou entre os favoritos após grandes atuações na temporada 2024/25, acrescentando três títulos na sua carreira profissional, LaLiga, Supercopa da Espanha e Copa do Rei. Além disso, teve grande participação com a camisa da Seleção da Espanha na disputa da Nations League, competição que La Roja chegou à final.
Acompanhe nosso Instagram e veja os bastidores em tempo real.
Com a boa performance na temporada anterior, Yamal saiu à frente do seu companheiro de equipe Raphinha e disputou a primeira colocação com Ousmane Dembélé, do PSG, mas o francês acabou levando a melhor. Por muito pouco, o astro blaugrana não bateu um recorde de precocidade na história do torneio.
A lista dos jogadores mais jovens a conquistar a premiação Bola de Ouro tem apenas um brasileiro, Ronaldo Nazário. Ídolo brasileiro, o Fenômeno é o mais novo jogador a conquistar o prêmio em toda a história. A seguir, confira todos os nomes.
1. Ronaldo Nazário – 1997

Craque da Seleção Brasileira e com uma trajetória incrível pelo Real Madrid e Inter de Milão, Ronaldo Nazário é o jogador mais jovem a conquistar o prêmio Bola de Ouro. O atacante venceu a disputa pela premiação na edição de 1997, aos 21 anos, 3 meses e 5 dias.
2. Michael Owen – 2001

Revelado nas categorias de base do gigante Liverpool, Michael Owen é um dos principais ídolos da Seleção da Inglaterra e teve destaque após a Copa do Mundo 1998. Em 2001, o atacante levou a Bola de Ouro aos 22 anos e 4 dias, quando atuava pelos Reds.
3. Lionel Messi – 2009

Diferente de Ronaldo e Michael Owen, Lionel Messi ainda está em atividade e atualmente defende as cores do Inter Miami. Maior vencedor da Bola de Ouro, com oito, o astro argentino conquistou o prêmio pela primeira vez aos 22 anos, 5 meses e 7 dias, na edição 2009.
4. George Best – 1968

O saudoso George Best é considerado uma dos maiores ídolos na história do Manchester United. O ponta direita está entre os mais jovens a conquistar o prêmio, aos 22 anos, 7 meses e 2 dias.
5. Oleg Blokhin – 1975

Para fechar a lista de atletas mais jovens a conquistar a Bola de Ouro tem o ucraniano Oleg Blokhin, que conquistou o prêmio em 1975, aos 23 anos, 1 mês e 25 dias. Na época, o atacante, que é considerado um dos maiores do seu país, vestia a camisa do Dínamo de Kiev.
Fonte: 90 min