Tudo de Esportes

Palmeiras, Inter, Atlético, Grêmio e Fla dominam ranking de sócios em 2025

O crescimento dos programas de sócio-torcedor movimentou os bastidores dos clubes brasileiros.

Redação
Corinthians x Palmeiras -  Copa do Brasil
Corinthians x Palmeiras - Copa do Brasil | © Marcos Ribolli

O crescimento dos programas de sócio-torcedor movimentou os bastidores dos clubes brasileiros em 2025. A nova atualização do levantamento realizado pelo portal "ge" apontou que Palmeiras, Internacional, Atlético-MG, Grêmio e Flamengo lideram o ranking nacional, sendo os únicos a superarem a marca de 100 mil associados adimplentes.

O Flamengo foi um dos destaques do novo relatório. O clube alcançou a marca de 100 mil sócios adimplentes, registrando um aumento de 29% em relação ao último balanço de dezembro. Esse avanço colocou o Rubro-Negro na quinta posição geral, atrás de Palmeiras (184.712), Internacional (111.021), Atlético-MG (106.452) e Grêmio (104.823).

Enquanto o Flamengo subiu, os rivais cariocas tiveram quedas expressivas. Vasco perdeu 29% dos seus sócios, enquanto Fluminense e Botafogo reduziram suas bases em 21% e 15%, respectivamente. A movimentação evidencia um cenário de estagnação entre os clubes do Rio de Janeiro, exceto pelo Rubro-Negro, que aproveitou o momento para fortalecer seu programa Nação Sócio-Torcedor.

No Sul, os dois principais clubes gaúchos mantêm posição de destaque. O Internacional reassumiu a vice-liderança do ranking, com 111.021 sócios ativos, após um crescimento de 4%. Já o Grêmio apresentou evolução de 7% e chegou a 104.823 associados, permanecendo em quarto lugar.

O vice-presidente de marketing do Inter, Nelson Pires, comentou o envolvimento da torcida: "O torcedor entendeu que se associar ao clube é uma das principais formas de fortalecer o Inter. […] Nosso quadro social é motivo de orgulho e trabalhamos diariamente para valorizá-lo e ampliá-lo".

Por sua vez, o superintendente de negócios do Atlético-MG, João Gomide, destacou a importância do programa Galo na Veia: "Estamos permanentemente nos aprofundando no estudo do comportamento de consumo de cada perfil de torcedor, para entregar as melhores experiências e benefícios".

Palmeiras lidera o ranking com folga, mesmo com uma queda de 6% em relação à última pesquisa. O clube arrecadou aproximadamente R$ 30 milhões até maio com o programa Avanti. Para o vice-presidente de marketing, Everaldo Coelho, o objetivo é expandir a base nacional e internacional: "Nosso planejamento inclui a ampliação das experiências digitais e o fortalecimento da nossa base nacional e internacional".

Ao todo, os 40 clubes das Séries A e B somam cerca de 1,4 milhão de sócios-torcedores adimplentes. Esse número reflete o crescente interesse dos torcedores em participar mais ativamente do dia a dia dos seus clubes, contribuindo diretamente com as finanças e o fortalecimento institucional das agremiações.

Fonte: Terra