Real Madrid propõe realização bienal da Copa do Mundo de Clubes
Real Madrid pressiona para Copa do Mundo de Clubes a cada dois anos. Fifa avalia proposta.
O Real Madrid, após o sucesso da última Copa do Mundo de Clubes, está pressionando a Fifa para que o evento seja realizado a cada dois anos. Segundo informações do jornal The Guardian, o clube espanhol foi fundamental do ponto de vista comercial na competição, contribuindo com 25% das vendas de ingressos e registrando a maior média de público do torneio.
Resistência da Fifa e possíveis mudanças
A proposta do Real Madrid para tornar a Copa do Mundo de Clubes um evento bienal não é vista com bons olhos pela Fifa, conforme apontado pela publicação. O presidente Gianni Infantino considera a ideia como um exagero, embora esteja aberto a outras expansões, como o aumento do número de clubes participantes.
Para a próxima edição do torneio, cogita-se a possibilidade de aumentar o número de clubes de 32 para 48 em 2029. Clubes renomados como Arsenal, Liverpool, Manchester United, Tottenham, Barcelona, Napoli e Milan são mencionados pelo presidente da Fifa como desejáveis para a competição.
Participação europeia e local do evento
Atualmente, apenas o Paris Saint-Germain tem vaga garantida na próxima edição da Copa do Mundo de Clubes, após vencer a Liga dos Campeões 2024/25. O Chelsea, detentor do título mundial, terá que conquistar uma das vagas disponíveis para equipes europeias e inglesas.
Em relação ao local de disputa, há indecisão. Apesar de o Catar se candidatar a sediar o torneio, a Fifa prefere uma candidatura conjunta, similar aos próximos mundiais de seleções que ocorrerão (Canadá, EUA e México em 2026 e Marrocos, Espanha e Portugal em 2030).
Brasil como possível sede em 2029
O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, expressou interesse em sediar o torneio em 2029, após assumir o cargo há dois meses. A proposta seria utilizar a estrutura da Copa do Mundo feminina de 2027 para abrigar o Mundial de Clubes, conforme discutido em reunião com Gianni Infantino em junho.