São Paulo gera polêmica com tempo registrado na camisa em homenagem a Ceni
Detalhe no uniforme tricolor marca "51:09", mas histórico lance ocorreu 40 segundos depois

A homenagem do São Paulo ao ex-goleiro Rogério Ceni, em referência à sua histórica defesa na final do Mundial de Clubes de 2005 contra o Liverpool, tem gerado controvérsia entre os torcedores. A polêmica surgiu após o lançamento da nova camisa tricolor, na última terça-feira, quando a inscrição “51:09” foi estampada no uniforme, mas esse detalhe não coincide com o minuto exato da famosa defesa de Ceni.
Curta nosso Facebook e não perca nenhuma novidade.

Torcedores rapidamente notaram que o tempo exibido na parte de trás da camisa não corresponde ao minuto registrado na transmissão do jogo. O lance, no qual Ceni defende a cobrança de falta de Steven Gerrard, aconteceu no minuto 51:49 do jogo, e não no minuto 51:09 como registrado no uniforme.

Procurados, tanto o São Paulo quanto a New Balance, responsável pela confecção do uniforme, defenderam a escolha do tempo “51:09”, afirmando que esse é o momento em que Gerrard pega a bola para realizar a cobrança de falta. A justificativa é que o lance não se resume apenas ao momento exato da defesa, mas ao contexto completo da jogada, que inclui a preparação para o chute. No entanto, a filmagem do jogo mostra Gerrard com a bola nas mãos aos “51:07”, pouco antes do tempo que o clube citou como referência.
Apesar da discordância com a minutagem, o São Paulo e a New Balance disseram que não planejam recolher as camisas ou alterar a numeração, considerando a escolha como um critério interpretativo do lance. O clube também destacou o sucesso de vendas da peça, informando que a terceira camisa de 2025 teve um aumento de 116% nas vendas nas primeiras 24 horas em relação à versão do ano anterior.
O que dizem as partes?
Em nota oficial, o diretor de marketing do São Paulo, Eduardo Toni, explicou a escolha do tempo registrado na camisa:
"No alinhamento entre o São Paulo e a New Balance para a produção da peça, entendemos que o lance deve ser interpretado como um todo. Desde a expectativa pela cobrança da falta, a preparação do adversário até o ápice com a defesa épica de Rogério Ceni. Por isso, o critério adotado foi o de 51min09."
Em outra nota, a New Balance, representada pelo gerente de marketing Renato Elias, afirmou:
"Nosso critério foi representar o lance de forma integral, dado seu grande significado. Desde o momento em que um dos maiores jogadores do mundo se prepara para a cobrança até a defesa histórica. Nosso objetivo, desde o início da parceria com o São Paulo, é prestar homenagens à história e conquistas do clube. Este lançamento foi mais uma forma de fazer isso, e a resposta da torcida tem sido extremamente positiva, com a camisa quebrando recordes de vendas."
Fonte: GE