UEFA anuncia mudança histórica na Champions League
Novo formato será adotado a partir da temporada 2027
A Uefa confirmou, na última segunda-feira (13), que fará uma revolução histórica na Champions League a partir da temporada 2027/28. Em evento realizado durante o Conselho de Administração da UC3, realizada durante a 32ª Assembleia Geral dos Clubes Europeus, em Roma, a entidade passará a ter cerimônia de abertura, calendário reformulado e será transmitida em uma plataforma de streaming.
Curta nosso Facebook e não perca nenhuma novidade.
Atualmente, o primeiro dia de Champions League conta com várias partidas sendo disputadas ao longo do dia, sem destaque para um ou outro clube. Com a mudança, o foco será no jogo de abertura em que o campeão europeu estreará em casa. O evento terá cerimônia de abertura, shows e ações de para o público, semelhante ao que acontece na Copa do Mundo. A informação foi divulgada pelo jornal português "A Bola".
A Uefa também abrirá a licitação de direitos de transmissão da Champions League para o ciclo de 2027 a 2033 com foco em atrair plataformas globais de streaming para sua lista de parceiros de mídia. A expectativa da entidade europeia é ter a participação de empresas como Netflix, Apple, Amazon Prime Video e DAZN na concorrência, ampliando o alcance da competição e adaptando a distribuição ao novo perfil de consumo dos torcedores.
De forma inédita, vai ser lançado uma licitação simultânea nos cinco maiores mercados da Europa — França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido, com a introdução de contratos mais longos, de até quatro anos, para garantir maior estabilidade aos detentores de diretos e previsibilidade financeira para os clubes.
A inspiração para a estratégia veio do acordo da NFL com a Netflix, que transmitiu as partidas de Natal e registrou números expressivos de audiência.
Fonte: Lance!