Situação das seleções europeias nas Eliminatórias da Copa 2026
Confira quem está perto da vaga e quem ainda briga por classificação

Apesar das Eliminatórias europeias para a Copa do Mundo já terem começado em março, metade das seleções estreará pelas qualificatórias nesta quinta-feira. Com o novo formato proposto pela Uefa, o site Gazeta Esportiva touxe a situação de classificação das equipes do Velho Continente.
Siga nosso X e fique por dentro das últimas notícias.
Grupos em andamento
As seleções que não disputaram as últimas fases da Liga das Nações estão agrupadas entre os Grupos G e L, e já começaram suas trajetórias rumo à Copa do Mundo.
Os destaques dessas seis chaves são as campeãs mundiais Itália e Inglaterra, a tradicional Holanda e a Croácia, algoz brasileiro em 2018.
Os ingleses, croatas e holandeses mantêm o 100% de aproveitamento em suas respectivas chaves. Já a Itália começou mal, com uma vitória e uma derrota para a Noruega e, neste momento, está ficando fora da terceira Copa do Mundo consecutiva.
Situação de momento nos grupos
Grupo G: Finlândia, Holanda, Polônia, Lituânia e Malta;
Grupo H: Bósnia & Herzegovina, Áustria, Romênia, Chipre e San Marino;
Grupo I: Noruega, Israel, Itália, Estônia e Moldávia;
Grupo J: Macedônia do Norte, País de Gales, Bélgica, Cazaquistão e Liechtenstein;
Grupo K: Inglaterra, Albânia, Sérvia, Letônia e Andorra;
Grupo L: República Tcheca, Croácia, Montenegro, Ilhas Faroé e Gibraltar.
Em negrito: as seleções que estão se classificando diretamente para a Copa do Mundo.
Em itálico: as seleções que estão indo para a repescagem.
Estreia nas Eliminatórias
Já as seleções que estão entre os Grupos A e F estreiam nas Eliminatórias nesta Data Fifa. Em chaves com apenas quatro times, as equipes terão seis partidas para disputar por uma das seis vagas diretas para a Copa do Mundo.
Entre as 24 seleções, as líderes dos grupos da Liga A na Nations League têm a vantagem de disputar a repescagem, caso não se classifiquem. Espanha, Alemanha, Portugal e França disputarão as Eliminatórias até o final, mesmo que não avancem pelos grupos.
Caso essas seleções avancem, as vagas para a repescagem vão para as seleções melhores colocadas na última edição da Liga das Nações.
Veja os grupos
Grupo A: Alemanha, Eslováquia, Irlanda do Norte e Luxemburgo;
Grupo B: Suíça, Suécia, Eslovênia e Kosovo;
Grupo C: Dinamarca, Grécia, Escócia e Bielorrússia;
Grupo D: França, Ucrânia, Islândia e Azerbaijão;
Grupo E: Espanha, Turquia, Geórgia e Bulgária;
Grupo F: Portugal, Hungria, Irlanda e Armênia.
Entenda o formato
Introduzido pela Uefa neste ciclo da Copa do Mundo, as Eliminatórias da Uefa oferecem 16 vagas para a Copa do Mundo de 2026, que contará com 48 seleções pela primeira vez na história.
Os líderes dos 12 grupos garantem classificação direta ao Mundial, enquanto os 12 segundos colocados e os quatro melhores ranqueados pela Liga das Nações que não conquistaram vaga pelas Eliminatórias disputam a repescagem.
A fase de grupos das Eliminatórias encerrará no dia 18 de novembro de 2025, enquanto a repescagem, que define os últimos quatro representantes europeus, termina no dia 31 de março de 2026.
Fonte: Gazeta Esportiva