Vojvoda diz sim ao Santos e será o novo técnico até o fim de 2026
Argentino deve chegar ao clube na sexta-feira para assinar contrato, mas estreia deve ocorrer soment

Juan Pablo Vojvoda será o novo comandante do Santos. O técnico argentino aceitou a proposta feita pelo clube e vai assumir a vaga deixada por Cleber Xavier, desligado após a derrota por 4 a 0 para o Vasco, no último domingo, pelo Brasileirão. O acordo com Vojvoda terá validade até dezembro de 2026.
Siga nosso X e fique por dentro das últimas notícias.
Após a negativa de Jorge Sampaoli, o Santos intensificou as conversas com Vojvoda ao longo desta semana. As reuniões se estenderam por horas na quarta-feira e resultaram no acerto definitivo. Detalhes burocráticos ainda estão sendo resolvidos, mas a expectativa é de que o anúncio oficial aconteça até esta quinta-feira.
O treinador deve desembarcar em Santos na sexta-feira para formalizar a assinatura do contrato. A estreia, porém, deve acontecer apenas no confronto contra o Fluminense, no dia 31 de agosto. No duelo diante do Bahia, neste domingo, o interino Matheus Bachi comandará a equipe.
Vojvoda se mostrou aberto às conversas com o Peixe principalmente por admiração à história do clube. Ele recusou duas outras propostas recentes de equipes brasileiras antes de aceitar o projeto santista.
Por que Vojvoda foi o escolhido?
O Santos considerou vários fatores antes de fechar com Vojvoda. Seu estilo sereno e a capacidade de lidar com elencos mais curtos foram decisivos. Além disso, o argentino demonstrou flexibilidade e entendimento da atual realidade financeira do clube, sem exigir grandes investimentos imediatos no elenco.
Seu bom desempenho no Fortaleza, onde teve sucesso com planejamento e uso inteligente de recursos, reforçou a confiança da diretoria santista. Entre suas conquistas no clube cearense estão três títulos estaduais (2021, 2022 e 2023) e duas Copas do Nordeste (2022 e 2024). Ele também protagonizou a histórica recuperação do Fortaleza no Brasileirão de 2022, quando livrou o time do rebaixamento após terminar o primeiro turno na última colocação.
Antes do sucesso no futebol brasileiro, Vojvoda construiu carreira em seu país natal e no Chile, passando por clubes como Newell’s Old Boys, Defensa y Justicia, Talleres, Huracán e Unión La Calera.
Agora, aos 50 anos, ele terá o desafio de recolocar o Santos no rumo certo dentro do Campeonato Brasileiro e na busca por estabilidade no projeto esportivo.
Fonte: GE